Pagamento recusado

A recusa de pagamentos é uma realidade no mundo das vendas online e ela pode acontecer por diversas razões: preenchimento incorreto das informações por parte do cliente, falta de clareza no checkout, tentativa de fraude, problema na comunicação entre adquirentes e subadquirentes, entre muitas outras questões. 

Informações incorretas
Informações
incorretas

 

Talvez o maior motivo para que um pagamento seja recusado em uma compra on-line sejam erros de preenchimento do próprio comprador. 

No checkout, é preciso informações sensíveis para identificar a veracidade da transação: nome completo do titular, número do cartão, CPF, data de nascimento, data de vencimento do cartão e código CVV de segurança. Se pararmos para pensar, é uma baita porção de números e é fácil errar algum. Isso faz com que os bancos de dados e os próprios emissores de cartão de crédito acabem não reconhecendo aquelas informações e, por isso, recusando o pagamento.

Segurança do banco
Segurança
do banco

 

Mais de 50% das recusas em pagamentos no e-commerce são feitas pelo banco ou pelo emissor do cartão de crédito e, infelizmente, o Mercado Pago (ou qualquer outro meio de pagamento) não tem controle sobre esse tipo de situação. Quando um pagamento é realizado, as informações são enviadas para que os bancos emissores do cartão também analisem as transações.

Sendo assim, eles possuem autonomia para recusar cobranças com o cartão de crédito ou débito por diversas razões: expiração da data de validade do cartão, falta de limite, saldo insuficiente, cartão bloqueado ou desabilitado para compras on-line, entre outros.

 

 Cartão expirado ou bloqueado
Cartão expirado
ou bloqueado
 

Das duas uma: ou seu cliente inseriu as informações de um cartão que tem a data de vencimento ultrapassada, isto é, o cartão está vencido e não tem mais validade, ou o cartão está bloqueado pelo banco ou instituição financeira pelo atraso no pagamento da fatura.

 

 Falta de limite
Falta
de limite


Outro motivo comum para recusa no pagamento, principalmente nas compras parceladas, é justamente a falta de limite. Muitas vezes, seus clientes podem não estar atentos ao limite disponível para uso no cartão de crédito que optaram por utilizar para realização da compra e, por isso, houve a recusa do meio de pagamento escolhido.

 

Prevenção de fraudes
Prevenção
de fraudes

 

Infelizmente, essa é uma realidade comum para quem compra e para quem vende on-line. E para evitar esse tipo de dor de cabeça, o Mercado Pago conta com um sistema antifraude que faz a proteção de operações que não exigem a senha do cartão. O vendedor que já teve operações contestadas sabe do problema que é ter uma transação fraudulenta que não deveria ter sido aprovada. Por isso, utilizamos um sistema robusto capaz de identificar possíveis fraudes de compradores mal-intencionados e combinado com uma equipe de revisão manual para evitar que pagamentos legítimos sejam recusados.